segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Secretaria de Saúde do PR alerta para necessidade de reforçar a vacinação contra a Covid-19

O Paraná registrou uma redução de 95% no número de vacinas aplicadas contra a Covid-19 no intervalo de um ano. Em outubro de 2021, ainda na esteira da grande procura pelo imunizante, foram registradas 2.479.269 doses e em outubro deste ano, apenas 121.779. Os números são da Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS), disponíveis no Vacinômetro Nacional. Diante desta queda, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para a importância da retomada da vacinação, considerando a grande disponibilidade de imunizantes, a necessidade de prevenção da população, o número de faltosos e a circulação de novas variantes. “Sabemos que nossa maior ferramenta contra o coronavírus é a vacina, porque ela reduz o agravamento da doença e diminui o risco de morte. Por isso essa redução expressiva no número de doses aplicadas, na quantidade de paranaenses que não fecharam o esquema vacinal contra a doença, é extremamente preocupante”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Segundo a RNDS, o Paraná é o 5º estado que mais vacinou no País, registrando ao todo a aplicação de 27.876.265 vacinas contra a Covid-19. Destas, 10.179.981 foram primeiras doses (D1), 9.378.983 segundas doses (D2), 338.346 doses únicas (DU), 6.115.097 primeiras doses de reforço (REF), 1.414.520 segundas doses de reforço (R2) e 449.338 doses adicionais (DA). A cobertura vacinal do público acima de cinco anos para D1 e DU é de 97,86% e para D2 de 92,38%. Já para a REF, a porcentagem cai para quase 63% e para a R2 a cobertura é ainda menor, cerca de 23%. A R2 ou quarta dose é recomendada pelo Ministério da Saúde para pessoas a partir de 40 anos, mas as prefeituras que têm doses estão estimulando a vacinação de público mais jovem. O número de não vacinados (nenhuma dose) é de 717.713 paranaenses. Os faltosos para D2 somam 1.406.201, para a REF, 5.289.405, e para a R2, 2.639.599 pessoas. Esses números consideram a estimativa populacional de 12 a 80 anos ou mais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020 e a estimativa do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) de 2016 da população vacinável no Paraná, de 10.747.880 pessoas. “Nossa cobertura na primeira e segunda dose é ótima, mas precisamos nos atentar aos faltosos nas doses de reforço, que são os imunizantes atualizados para as variantes que foram surgindo com o passar do tempo e vão continuar aparecendo enquanto houver a circulação da Covid-19. Não podemos deixar que a falsa sensação de proteção com as primeiras doses nos impeça de reforçarmos essa imunização e aumentarmos a prevenção contra a doença”, disse Beto Preto. Todas as pessoas que possuam doses em atraso ou que ainda não tenham se vacinado contra a doença devem procurar uma Unidade de Saúde próxima e agendar sua imunização. As vacinas estão disponíveis nos 399 municípios do Estado. (Mais Cornélio com conteúdo da AEN – Agência Estadual de Notícias).

Manifestantes pedem socorro ao exército brasileiro em frente ao TG de Cornélio Procópio

Manifestantes contrários ao resultado das urnas da eleição presidencial completaram nesta segunda-feira, 07, mais um dia de protestos em frente ao TG-05-002, em Cornélio Procópio. No período da tarde, cerca de 200 deles pararam em frente ao portão de entrada da instituição militar, e gritaram: “Socorro Exército Brasileiro”. Além disso, eles aguardam ansiosamente a divulgação do relatório de fiscalização do sistema eletrônico de votação, realizado pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas. O Ministério da Defesa informou que o documento será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima quarta-feira, 09 de novembro. Esta informação foi publicada no site do ministério. (texto: Mais Cornélio).

Em Cornélio, mulher denuncia suspeito por perseguição

Uma moradora da rua Carlos Gomes, em Cornélio Procópio, denunciou no início da noite de domingo, 06, um suspeito por perseguição e que tinha mandado de prisão em aberto. Ela contou que mora em uma quitinete e estaria sendo perseguida por um vizinho. Relatou também que, além de receber diversas mensagens do acusado, ele já havia tentando abrir a porta de seu quarto durante uma madrugada. Em seguida, policiais militares realizaram a abordagem do indivíduo, que negou ter tentado abrir a porta do quarto. Disse que apenas ficava andando pelo pátio. A equipe PM fez consulta ao sistema policial, onde foi verificado que o abordado possuía em seu desfavor um Mandado de Prisão em aberto e, que possui passagem por roubo. Por isso, ele foi encaminhado para as providências cabíveis. (texto: Mais Cornélio).

Homem faz disparos de arma de fogo em festa no município de Congonhinhas

Um homem efetuou disparos de arma de fogo na madrugada de domingo, 06, em uma festa realizada em uma chácara na Vila Rodeio, município de Congonhinhas, 50 km de Cornélio Procópio. O responsável pela festa contou à equipe PM que três indivíduos chegaram em um veículo Eco Sport, cor preta, e, que um deles, realizou quatro disparos em direção aos participantes do evento. Dois tiros atingiram duas portas de vidro que foram estilhaçadas. O denunciante revelou a identidade de dois dos envolvidos, esclarecendo que o responsável pelos tiros é morador da cidade de Curitiba com passagem pela Polícia. Diante disso, foram realizadas diligências policiais, porém, os envolvidos na ocorrência não foram localizados. (Texto: Mais Cornélio).