terça-feira, 1 de julho de 2025

Lula propõe tornar 2 de Julho feriado nacional da Independência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso, nesta terça-feira (1°), um projeto de lei que propõe transformar o dia 2 de julho em feriado nacional. A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do Brasil, em 1823, consolidando a Independência iniciada com o grito de D. Pedro I em 7 de setembro de 1822. Atualmente, o 2 de Julho é feriado estadual na Bahia, onde ocorreram os combates decisivos. “Pouca gente sabe que foi na Bahia que os portugueses foram derrotados e voltaram definitivamente para Portugal”, afirmou Lula em vídeo ao lado dos ex-governadores baianos Rui Costa e Jacques Wagner. Segundo o presidente, o reconhecimento nacional da data também corrige uma omissão histórica. “Isso não está nos livros didáticos. A aprovação desse projeto vai mostrar o papel fundamental do povo baiano na Independência”, concluiu. (Texto: Rádio Web CP com informações de Marcelo Camargo/Agência Brasil).

Casal é encaminhado à delegacia após agressões mútuas em Assaí

A Polícia Militar foi acionada na noite de segunda-feira (30), para atender uma ocorrência de vias de fato envolvendo um casal no município de Assaí (PR). O homem, de 35 anos, relatou que teve um desentendimento com a esposa no dia anterior e, ao retornar do trabalho, decidiu deixar a residência. Segundo ele, a esposa, de 28 anos, tentou impedi-lo, dando início a uma discussão que evoluiu para agressões físicas de ambos os lados. A mulher afirmou ter sido segurada com força pelo braço e levado um pisão no pé, reagindo com arranhões que causaram hematomas no marido. O casal foi encaminhado ao hospital municipal para a elaboração de relatório médico e, em seguida, à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.(Texto: Rádio Web CP).

Casal com criança de 9 anos é detido por tráfico de drogas em Cornélio Procópio

Um casal foi detido na madrugada desta terça-feira (1º), por tráfico de drogas, na BR-369, em Cornélio Procópio (PR), após desobedecer ordem de parada da polícia. O veículo, um Corsa Classic branco, chamou a atenção da equipe da ROTAM por trafegar em alta velocidade e realizar ultrapassagens perigosas. Durante o acompanhamento, os policiais observaram que objetos eram arremessados do carro próximo a uma área de mata. Após a abordagem, foram identificados o condutor, de 27 anos, e a passageira, de 24, que estava com uma criança de 9 anos. A mulher confessou ter jogado maconha pela janela. As buscas resultaram na apreensão de três porções da droga, totalizando 28,7 gramas. O casal foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de plantão. A criança foi entregue ao Conselho Tutelar. (Texto: Rádio Web CP).