quinta-feira, 8 de maio de 2025

NOVO PAPA É O AMERICANO ROBERT FRANCIS PREVOST (LEON XIV)

O novo Papa foi escolhido na tarde desta quinta-feira, 08, no Vaticano. Trata-se do americano Robert Francis Prevost, que vai substituir o Papa Francisco e se chamará LEON XIV). Ele é era a pessoa responsável para aconselhar o papa a respeito da nomeação dos bispos, ou seja, aquele que cria toda a estrutura para a igreja católica, em outras palavras." Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave – e será o sucessor do papa Francisco na Cátedra de São Pedro. Segundo o vaticanista Mirticeli Medeiros, ele era bem visto pelo grupo dos conservadores. "Primeiro por ser uma pessoa fiel ao papa Francisco, plenamente, por ser um cardeal também religioso, isso é muito importante na hora de escolher o sumo pontífice, principalmente após um papado reformador." Prevost é especializado em direito canônico, o que, segundo Mirticeli, "é muito importante diante das grandes reformas legislativas que o papa fez, é necessário que dê continuidade a elas." (Texto: Rádio Web CP com informações do G1).

Reviravolta: novo suspeito confessa ter matado avó e neta no Paraná, confirma Secretaria de Segurança Pública

m homem de 24 anos confessou ter matado Marley Gomes de Almeida, de 53 anos, e a neta dela, Ana Carolina Almeida Anacleto, de 11, em Jataizinho, no norte do Paraná. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SESP-PR) do Paraná na manhã desta quinta-feira (8). Marley e Ana Carolina foram encontradas mortas em casa no dia 22 de março. Na ocasião, a polícia divulgou que, ao lado dos corpos, havia um pedido de desculpas escrito com sangue na parede do quarto. O homem que confessou o crime não teve a identidade revelada. Segundo a SESP, o suspeito "revelou detalhes totalmente compatíveis com os laudos periciais", depois de ter negado envolvimento em um primeiro depoimento. A pasta informou que o pedido de prisão preventiva foi protocolado na tarde desta quarta-feira (7). A nota ainda diz que o homem cumpre pena por tráfico de drogas e já está preso por isso. Quando o duplo homicídio aconteceu, ele estava em saída temporária. Segundo a SESP, o homem tem histórico de atos infracionais relacionados a crimes patrimoniais, como roubos violentos, cometidos quando tinha menos de 18 anos de idade. Antes da confissão, outro homem foi preso - Antes do novo suspeito confessar o crime, um homem foi preso por suspeita de envolvimento no crime. Ele continua sob custódia, de acordo com a Polícia Penal do Paraná em nota enviada ao g1. Desde a prisão, em 26 de março, a polícia nunca detalhou o que exatamente motivou a prisão dele. Antes de ser detido, o homem chegou a ser agredido pela população. Até a última atualização desta reportagem, a polícia não divulgou se este primeiro preso continuará detido, ou se ele tem ligação com o novo suspeito que confessou o caso. Relembre o caso - Marley e Ana Carolina foram encontradas mortas dentro de casa. Segundo o boletim de ocorrência divulgado pela Polícia Militar (PM-PR) à época do crime, as vítimas foram encontradas pelo filho de Marley, no dia 22 de março, quando ele foi ao endereço para visitá-la. Ao lado dos corpos, a Polícia Militar (PM-PR) disse que havia um pedido de desculpas na parede escrito com sangue. A corporação informou que elas tinham sinais de violência. "Deculpa mae (sic)", dizia o recado. O primeiro suspeito foi preso quatro dias após o crime, em 26 de março. O material genético dele foi colhido para ser comparado a coletas feitas no local do crime e nos corpos das vítimas. Em 4 de abril, três facas e uma bermuda foram apreendidas em uma operação da polícia. O delegado Vitor Dutra informou, na ocasião, que os itens estavam em endereços que ficam próximos ao local do crime. No dia 25 de abril, a polícia comunicou que protocolou o pedido de prorrogação da prisão temporária do suspeito. A justificativa era "garantir a regularidade na coleta de provas quanto para preservar sua integridade física, diante da grande repercussão do caso e da intensa comoção pública". (Rádio Web CP com conteúdo de Mônica Dau, Alberto D'Angele, Tatiane Vieira, Bruna Melo, g1 PR e RPC Londrina — Londrina).

Mulheres denunciam morador do mesmo prédio por ameaça em Cornélio

Duas mulheres denunciaram no início da noite de quarta-feira, 07, que estavam sendo ameaçadas por um morador do mesmo prédio, localizado na rua Bento Ferraz de Campos, em Cornélio Procópio. Elas disseram à equipe PM que o acusado chegou a chutar a porta do apartamento, afirmando que pertencia ao PCC e tinha uma faca em seu poder. Ao perceber que as moradoras estavam ligando para a polícia, ele se evadiu no local. As vítimas disseram ainda que o indivíduo já chegou a mostrar uma arma com em tom de ameaça e que já possue outros boletins sobre o mesmo fato. Diante do interesse de representação das denunciantes, foi lavrado o Boletim de Ocorrência. (Texto: Rádio Web CP).