sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Amunop participa da Conferência da Mata Atlântica
A Amunop – Associação dos Municípios do Norte do Paraná participou recentemente em Curitiba, da Conferência da Mata Atlântica, principal bioma do estado. Em função de agenda já estabelecida, o presidente da associação, Paulinho Branco não pode participar. A entidade foi representada pela vice-presidente, Tânia Basso, prefeita de Nova América da Colina, por prefeitos e prefeitas da região e pela Secretária Khelly de Mello. O evento teve a assinatura da AMP - Associação dos Municípios do Paraná através do presidente e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto. Ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior; do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; de dirigentes de associações regionais de municípios e de prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Paraná, Micheletto abriu a Conferência, que contou com a presença dos sete governadores do Sul e do Sudeste. Na oportunidade foi lançado o Banco Verde, plataforma para conectar investidores a instituições socioambientais para destinar recursos a projetos voltados à sustentabilidade. Os governadores também lançaram a Carta de Curitiba, na qual assumem compromissos e propõem melhorias para a questão ambiental. Parte da agenda do 13° Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, o Cosud, a iniciativa do Governo do Estado tem o objetivo de impulsionar o financiamento a projetos socioambientais no Paraná. Com o Banco Verde, as empresas podem destinar recursos a organizações que tenham projetos ligados à economia de baixo carbono e à valorização da biodiversidade. A estimativa inicial é aportar de R$ 50 milhões e R$ 100 milhões por ano em projetos ambientais. “O Paraná já é o estado mais sustentável do Brasil, mas queremos ampliar a conservação da Mata Atlântica, nosso principal bioma.”, afirmou o governador Ratinho Junior. “E além disso, vamos também remunerar aqueles agricultores que preservam as áreas verdes e as nascentes de suas propriedades, porque é um trabalho de conservação que beneficia todos nós”, acrescentou. Para a vice-presidente da Amunop, Tânia Basso, a iniciativa desta conferência foi uma medida que comprova que o estado do Paraná é o mais sustentável do Brasil. “Nossa região também contribui para a conservação ambiental do Paraná, onde este programa é levado muito a sério”, disse. Participaram do encontro, além do anfitrião, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, os governadores Eduardo Leite do Rio Grande do Sul, Romeu Zema de Minas Gerais, Claudio Castro do Rio de Janeiro e Renato Casagrande do Espírito Santo, e os vice-governadores Felício Ramuth de São Paulo e Marilisa Boehm de Santa Catarina. (Rádio Web CP com Fotos AEN e Texto Comunicação/Amunop).
Veículo escolar é roubado e incendiado em São Jerônimo da Serra
Um veículo escolar foi roubado e incendiado na tarde de quinta-feira, 21, no distrito de Terra Nova, em São Jerônimo da Serra.
Segundo a Polícia Militar, o motorista de uma Kombi escolar, de cor branca, foi abordado por um homem armado que estava em uma motocicleta.
O criminoso obrigou o condutor a parar e ordenou que os passageiros entregassem os celulares e deixassem o local sem olhar para trás. Minutos depois, foram ouvidos disparos de arma de fogo, e o veículo foi encontrado queimado.
O autor do crime usava capacete durante toda a ação, o que dificultou sua identificação. Apesar das diligências realizadas, ele não foi localizado. A Polícia Civil investiga o caso. (Texto: Rádio Web CP).
Homem é ferido com arma branca em Assaí; mulher é presa
Um homem foi encontrado ferido por arma branca (faca) na noite de quinta-feira, 21, na Rua Conrado Medeiros, Vila do Grilo, em Assaí.
Após ser acionada, a equipe PM encontrou a vítima desacordada e ensanguentada dentro de uma residência. O Samu foi acionado e encaminhou o indivíduo ao Hospital Municipal. Segundo a equipe médica, ele apresentava perfuração acima da sobrancelha esquerda, edema no olho e sangramento nasal, sendo posteriormente transferido para um hospital em Londrina.
Ainda no imóvel, os policiais abordaram uma mulher em visível estado de embriaguez, com roupas manchadas de sangue e comportamento alterado. Ela afirmou, de forma desconexa, que seu marido teria saído e retornado já ferido.
Diante da situação, recebeu voz de prisão e foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para os devidos esclarecimentos e procedimentos. (Texto: Rádio Web CP).
Assinar:
Postagens (Atom)