quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Cadeia pública de Cornélio Procópio ganha parlatório

A cadeia pública de Cornélio Procópio conta agora com um novo parlatório (sala para atendimento). O espaço foi inaugurado nesta quarta-feira (24) pelo Departamento de Polícia Penal (Depen) e Subseção local da OAB para promover trabalho mais eficaz aos advogados que trabalham no setor. Concretiza um sonho antigo dos profissionais locais para atendimento dos reclusos da cadeia pública local. Na parceria, a OAB entrou com material de construção e o Depen forneceu os blocos de concreto com a construção ficando a cargo dos próprios detentos da cadeia pública local, através de caráter de ressocialização. O novo espaço, em termos de cadeias públicas, já é considerado como uma das melhores estruturas do gênero no Paraná, contribuindo para melhorar a ressocialização dos encarcerados. O prefeito Amin Hannouche participou da entrega no novo espaço que dispõe de sala moderna, segura e que dá privacidade aos advogados atenderem os presos com dignidade e mais segurança àquela unidade prisional. “É uma sequência de coisas boas que têm acontecido no município. Um espaço que precisava ser adequado aos nossos advogados que atuam aqui”, definiu o prefeito Amin Hannouche. As ações para a construção do novo espaço, segundo Hannouche, foram iniciadas através de iniciativa do advogado Luiz Enrique Bruno Servilha, atual conselheiro estadual da OAB e ex-presidente da Ordem dos Advogados da subseção local e concluídas na gestão do atual presidente Márcio do Carmo. O espaço inaugurado leva o nome do ex-advogado João Gonçalves. Com três cabines equipadas de vídeos-conferência, o parlatório é um dos mais modernos do Estado. Além de diversos advogados que integram a subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil, participaram da entrega do novo espaço, o promotor de Justiça da comarca, José Paulo Montesino Gomes da Silva; Márcio do Carmo, presidente da OAB Subseção de Cornélio Procópio; e Wendel Stuts, chefe regional do Depen. (Mais Cornélio/Comunicação/Prefeitura).

Prefeitura de Cornélio promove ampliação em Cmei do Distrito de Congonhas

Após receber melhorias em vários setores da comunidade, com intervenções em estradas rurais, construção de ponte e recuperação de ruas na zona urbana, a Prefeitura de Cornélio Procópio iniciou outra melhoria para o Distrito de Congonhas: a ampliação do prédio do Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Anjo Gabriel, o que aumentará sua capacidade de atendimento. O trabalho integra um programa de reformas estabelecido pelo prefeito Amin Hannouche contemplando reformas e ampliações em outros cmeis e escolas públicas do município. Com investimentos de aproximadamente R$ 243 mil, o local está recebendo uma ampliação de 76 metros quadrados, com a construção de duas novas salas, elevando a área total para 284,4 metros quadrados. Com a reforma, a escola, que atualmente atende a 35 crianças, elevará sua capacidade de atendimento para 50 crianças, minimizando a demanda e ajudando algumas famílias a deixarem seus filhos em um local seguro e apropriado. A área ampliada, segundo a diretora da escola, professora Edjane Banachi, será dividida em duas salas, uma delas servirá como berçário multi-seriado, separando as crianças do Infantil O das do Infantil 1.A outra, servirá às atividades dos professores e biblioteca. “Uma reforma que trará muitos benefícios às famílias que mantêm seus filhos aqui, suprindo a carência que existe com a falta de vagas”, comentou a diretora. Outro benefício do local será aplicado graças à indicação do vereador Rafael Hannouche que prevê a troca dos aparelhos do parque infantil que existe no local por modelos mais modernos. Além da substituição por outros mais modernos, receberá piso com grama sintética. O processo, de acordo com indicação do vereador, deverá ser levado também a outras escolas e cmeis do município. (Mais Cornélio/Comunicação/Prefeitura).

Menor é agredido em escola de Santo Antonio do Paraíso

Um menor foi agredido por um aluno em uma escola na tarde de quarta-feira, 24, em Santo Antonio do Paraíso, 45 km de Cornélio Procópio. A denúncia foi feita no destacamento da PM pelo pai da vítima. Segundo ele, o filho teria sido agredido por um aluno no momento em que fazia refeição no colégio do município. O homem disse ainda que a agressão foi gravada e que o autor usou um tijolo com a intenção de acertar o garoto. Diante disso, foi lavrado boletim de ocorrência para o devido procedimento legal. (Texto: Mais Cornélio/via relatório de ocorrências do 18ºBPM).