quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Proerd forma mais 197 alunos em Cornélio Procópio

A secretária municipal de Educação, professora Elaine Firmino, representou o prefeito Amin Hannouche na solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Cornélio Procópio. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira (08) no Centro Cultural Galdino de Almeida e reuniu estudantes e professores de sete escolas pública municipais participantes do programa. Este foi o segundo ciclo de aplicação do programa deste ano letivo, atendendo aproximadamente 197 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. O objetivo do programa é prevenir o uso de drogas entre as crianças e adolescentes, resistir às pressões de amigos e da mídia, reforçando sua autoestima, além de desenvolver ações de cidadania. “Um valor de ensinamento que vão levar para a vida inteira”, destacou a Elaine Firmino em sua fala. Um aluno de cada escola participante recebeu premiação por seus trabalhos em suas respectivas escolas. Foram agraciados com certificados atestando sua participação, confirmando seu compromisso de resistir às pressões ao uso de drogas e à pratica da violência. As alunas Isadora de Souza Ramos, Carolina Ferreira de Souza e Isabelly Aureliano da Silva, respectivamente, das escolas Vitorino Gomes Henrique, Dr. Ivo Acyr Carazaai e Padre Antônio Lock, foram premiados com as melhores redações. O Programa O Proerd é aplicado por policiais militares que são rigorosamente selecionados e formados por profissionais da área de educação. Atuam em sala de aula em um período letivo, com uma hora-aula em uma vez por semana, com turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, desenvolvido em 12 lições. Está presente na rede de ensino público e particular do Paraná, desde o ano 2000 e já formou aproximadamente 1,5 milhão de alunos que se tornaram multiplicadores do programa na sociedade paranaense. Em Cornélio Procópio, tem como um dos educadores sociais mais antigos, o 1º sargento da Polícia Militar, Claudinei Balan. Também prestigiaram a cerimônia, a 1º Tem QOPM, Yullie Garib Prandel, subcomandante da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária; 2º tem QOPM Haroldo César da Silva, diretor do Colégio Militar André Seugling; sargento Izaewl, instrutor do programa em Assaí; Rosimary Patracão, coordenadora pedagógica da Semed; cabo Paulo, instrutor em Ibaiti e a professora Maira Moraes, chefe do Núcleo Regional de Educação, entre outras autoridades. (Mais Cornélio/Comunicação/Prefeitura).

Relatório das Forças Armadas não aponta fraude nas urnas, mas diz que sistema não está isento de código malicioso

O Ministério da Defesa enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira, 9, o seu relatório sobre a fiscalização do processo eleitoral brasileiro. No documento de 63 páginas, os militares dizem não ter encontrado nenhum indício de fraude nas eleições deste ano, mas indica, porém, que o sistema não está isento de um “eventual código malicioso que possa afetar seu funcionamento”. “Dos testes de funcionalidade, realizados por meio do Teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria, não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento”, diz um trecho do relatório. Ainda segundo a pasta, comandada pelo general Paulo Sérgio Nogueira, a análise dos boletins de urnas (BUs) não identificou divergências em relação aos números do TSE. Apesar disso, os militares apontam duas sugestões de melhorias para os próximos pleitos, relacionados à compilação do código-fonte e dos códigos binários que foram executados nas urnas. No documento, o ministro da Defesa diz, ainda, que os militares não tinham o objetivo de investigar uma eventual fraude no processo eleitoral brasileiro. “Ressalta-se que o trabalho da EFASEV (equipe de fiscalização das Forças Armadas) se restringiu à fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação, não compreendendo outras atividades, como, por exemplo, a manifestação acerca de eventuais indícios de crimes eleitorais”, resumiu. O comandante das Forças Armadas sugeriu a criação de uma comissão de técnicos de instituições da sociedade para atuar na investigação do funcionamento dos equipamentos. “Em consequência, solicito à Corte Eleitoral atender ao sugerido pelos técnicos militares no sentido de: realizar uma investigação técnica para melhor conhecimento do ocorrido na compilação do código-fonte e de seus possíveis efeitos; e promover a análise minuciosa dos códigos binários que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas”, escreveu Nogueira. Minutos após a divulgação do relatório, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, publicou uma nota na qual ressalta que, “assim como todas as demais entidades fiscalizadoras”, o relatório das Forças Armadas “não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022”. O magistrado acrescentou que “as sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas”. “O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e as eleições de 2022 comprovam a eficácia, a lisura e a total transparência da apuração e da totalização dos votos”, afirmou Moraes. (Mais Cornélio com conteúdo do site da Joven Pan).

Homem com mandado de prisão é surpreendido pela PM em Cornélio

Um homem com mandado de prisão foi preso na noite de terça-feira, 08, em Cornélio Procópio, após ser surpreendido pela PM. A Polícia Militar realizada patrulhamento na Avenida Dom Pedro Primeiro, quando procedeu a abordagem do suspeito. Em seguida, constatou-se que ele tinha um Mandado de Prisão em aberto. Diante disso, ele foi cientificado do fato e conduzido à Delegacia de Polícia. (Texto: Mais Cornélio).

Dupla invade loja e rouba 22 celulares em Nova Fátima

Dois indivíduos assaltaram uma loja de celulares localizada no município de Nova Fátima (30 km de Cornélio Procópio) na manhã de terça-feira, 08. Após o roubo, os criminosos deixaram a vítima trancada no estabelecimento. O responsável contou que a dupla estava em posse de arma de fogo (pistola) e que teriam levado 22 aparelhos Iphone, avaliados em importante valores em dinheiro. Em posse das características dos indivíduos e da moto utilizada por eles, foram realizadas diligências e encontrado o veículo abandonado na Rua Pedro Messias. (Texto: Mais Cornélio).