segunda-feira, 7 de agosto de 2023
Cerimônia de Premiação da 17ª OBMEP do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio
Na emocionante Cerimônia de Premiação da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), realizada pelo Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, foram celebrados os talentos matemáticos de alunos, professores e escolas da região. O evento reuniu uma plateia composta por alunos premiados, professores, gestores, pais e autoridades locais e regionais.
O Prefeito de Cornélio Procópio e presidente da AMUNOP, Amin José Hannouche, representando todos os prefeitos da região, bem como a Coordenadora Pedagógica do Núcleo Regional de Educação, Roseli Henrique Pereira, a cerimônia contou com importantes figuras que prestigiaram o esforço e a dedicação dos participantes.
Dentre as personalidades que compuseram a mesa, destacam-se a coordenadora da OBMEP na regional PR01, professora Elisangela dos Santos Meza, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e a responsável pela OBMEP no Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, professora Alessandra Zanato.
A OBMEP, que teve início em 2005, chega agora à sua 18ª edição. A olimpíada tem como objetivo explorar conceitos matemáticos, incentivar a capacidade de pensar matematicamente, estimular a criatividade e fortalecer o conhecimento de métodos que possibilitam a resolução de problemas diversos.
A competição é aberta para alunos matriculados nas redes pública e privada de ensino e divide-se em três níveis de dificuldade: nível 1 para alunos de 6º e 7º anos, nível 2 para alunos de 8º e 9º anos, e nível 3 para alunos do Ensino Médio.
Uma novidade na 18ª edição da OBMEP é a introdução de uma premiação por estado, levando em consideração duas categorias de alunos: Categoria 1 para estudantes de escolas públicas não seletivas e Categoria 2 para alunos de escolas públicas seletivas e escolas privadas. Para o Estado do Paraná, o regulamento prevê a distribuição mínima de 1.208 medalhas de ouro, prata e bronze, variando de acordo com o desempenho dos participantes.
A realização da OBMEP é mérito do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), vinculado ao Ministério da Educação e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Estado do Paraná é dividido em duas regionais na olimpíada, e o Departamento de Programas para a Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação atua em parceria com uma equipe multidisciplinar para a organização e divulgação do evento.
A 18ª edição da OBMEP promete continuar inspirando jovens talentos matemáticos e fomentando o interesse pela disciplina em todo o Brasil. (Mais Cornélio/Comunicação/Prefeitura)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário