quinta-feira, 20 de março de 2025
Chegada do outono trará clima mais ameno e menos chuvas no PR; veja previsão
Após o calorão, o início do outono será marcado por temperaturas mais amenas e chuvas moderadas em todo o Paraná. A nova estação começou às 6h01 desta quinta-feira (20) e vai até 20 de junho de 2025.
Veja previsão abaixo -
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta temporada, o outono terá temperaturas acima da média, embora mais amenas em comparação ao outono do ano passado.
Em 2024, as chuvas foram irregulares e as temperaturas ficaram até 2,5ºC acima da média em todo o estado.
Comparado ao verão, historicamente, os meses de abril, maio e junho registram um menor volume de chuva, o que torna o ar mais frio e seco.
As regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste permanecerão com clima mais seco neste outono, segundo o Simepar.
A partir desta quinta-feira (20) até domingo (23), o clima será estável em todo o estado, com temperaturas amenas e nevoeiros pela manhã, com tardes mais quentes.
No litoral do Paraná, há chances de chuva fraca nesta quinta e sexta (21). Nas regiões do Oeste, Norte e Noroeste, a umidade será baixa no domingo.
Chuvas -
Segundo o Simepar, as regiões que geralmente apresentam maiores volumes de chuva são Sudeste e Oeste, enquanto as menores são registradas no norte do Paraná. Em maio, geralmente o volume de chuva é maior do que os meses de abril e junho.
Em abril, o acumulado médio de chuvas no Litoral varia de 111 mm a 211 mm; na Região Metropolitana de Curitiba, de 39 mm a 96 mm;
Na região Central, varia de 61 mm a 129 mm; na região Sul, de 59 mm a 150 mm; no Sudoeste, de 73 mm a 155 mm; no Oeste, de 73 mm a 174 mm; e no Norte do estado, de 56 mm a 122 mm.
Geadas e nevoeiros -
A partir da segunda metade de abril de 2025, o Simepar aponta a possibilidade da presença de geadas e nevoeiros na região Centro-Sul.
Por ter manhãs e noites mais frias, e às tardes com temperaturas mais elevadas, as temperaturas máximas médias caem ao longo do outono, entre abril e junho.
Outros fatores que podem influenciar as temperaturas e as chuvas previstas para todo o estado são os fenômenos El Niño e La Niña, que podem ser observados superficialmente nas águas do Oceano Pacífico Equatorial, sendo capazes de alterar o clima em diversas partes do mundo. (Rádio Web CP com conteúdo do G1 PR – Curitiba).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário